
Mentalização é como você organiza seus modelos mentais de forma a chefiar seus pensamentos, afugentando a negatividade e colocando emoção em seus pensamentos. Porém não é só isso: saber organizar e escolher o que pensar. Mentalização é saber materializar o que pensou.
Muitos acham que pensar positivamente, ser grato ao dizer frases bonitas, meditar e ouvir músicas energizantes são suficientes para mentalizar. Ajudam, mas não são mentalização.
O processo de mentalização não é simples, mas possível e executável. Primeiro, é preciso entender como se dá a transformação do pensamento em realidade.
O método de controle mental Ciclo do Querer busca, além de ativar a intuição e a criatividade, ensinar um processo de mentalização eficiente, para que possa realizar exatamente o que pensou e não outra realidade mais fácil, frustrante no futuro.
Para materializar os seus sonhos, você tem que inovar o modo de pensar e estabelecer modelos mentais diferentes do que a maioria das pessoas imaginam. Lembre-se: mesmos pensamentos, mesmos resultados.
O processo de criação de sua realidade passa pelos dois hemisférios do cérebro. De um lado, o direito (intuitivo, criativo e emocional). De outro, o esquerdo (matemático- lógico e racional).
A mentalização para o Ciclo do Querer aconselha a usar os cinco sentidos humanos (TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO E PALADAR) de modo “slow motion”, ou seja, a observação das pessoas e do ambiente serão feitos em câmera lenta pela sua mente. Soma-se a isso, o uso exagerado dos bons sentimentos e consequentemente a geração de pensamentos direcionados ao que deseja.
Os sentidos humanos e os sentimentos não podem ser entendidos do modo que usualmente pratica. Exemplificando:
Na hipótese de estar estudando raciocínio lógico ou matemático, nesse caso, a predominância da atividade neural é do lado esquerdo do seu cérebro (parte lógica, razão, objetividade, números processamento linear de informações). Entretanto, como já tem dificuldades em apreender matemática, adquiridas no início de sua jornada escolar (crença limitante), você começa a ativar a atividade neural do lado direito do cérebro (criatividade, intuíção, subjetividade, emocional), sendo que a mensagem passada por você a sua mente é de que há dificuldades no aprendizado de matemática.
Portanto, o sentimento de medo e ansiedade afloram a ponto de haver sinapses neurais do lado direito emocional do seu cérebro que transportam essa informação ao lado esquerdo/lógico do cérebro, dando o recado de que aquilo- apreender matemática- faz mal para a mente, porque aflora o sentimento de que não é capaz de apreender.
Como o seu cérebro quer o seu bem, ele dá o recado para a memória que aquela lembrança do que estudou não é boa, pois lhe causou ansiedade e medo.
Assim, as células neurais responsáveis por guardar suas lembranças, guardam o que foi estudado- raciocínio lógico e matemática- numa espécie de prateleira, que fica localizado num lugar pouco acessível aos neurônicos responsáveis por resgatar as suas lembranças. O que apreendeu de fato estará guardado na memória de curto prazo e terá um baixo aproveitamento de retenção do que estudou.
Mentalização é saber como não deixar o emocional interferir negativamente em seus aprendizados e lembranças.
No processo de mentalização do Ciclo do Querer, há de haver imaginação, simbologia e sentimentos. Como disse, não é algo simples, mesmo porque, o enfoque dado de quem realiza o que sonha é outro.
O produto final tem que ser bem detalhado, a ponto do virtual imaginativo se confundir com a realidade. Depois, as soluções e a criação dos meios para o fim desejado será a tarefa mais fácil, já que sabe claramente o resultado que almeja. Basta criar o como, os meios, para chegar lá.
Outro enfoque do uso da mentalização é usar a Lei do Benefício. Depois de muitos estudos sobre neurociência, posso afirmar com certeza que a crença limitante do valor, do quanto custa, já causa um bloqueio mental no sentido de ser difícil conseguir realizar o que tanto penso.
Desejar uma casa que custa R$ 700.000,00 ou um carro de R$ 120.000,00 está errado. Não posso pensar nos preços das coisas. O foco é pensar no benefício pessoal que aquele bem vai lhe proporcionar, como conforto, potência, espaço, beleza. Resumindo: fuja de colocar o preço nos seus sonhos e acabe com as crenças limitantes do valor das coisas.
Por fim, para uma mentalização eficiente, crier um sentimento sistemático dentro de si. Um sentimento de que é possível, pode conseguir o que deseja, exatamente do jeito idealizado. Para tanto o uso da raiva e da felicidade são essenciais. Esses dois sentimentos inluenciam diretamente na memória de longo prazo. Os acontecimentos vivenciados por você, podem trazer raiva ou alegria à sua vida. E geram energia, convertida em pensamentos focados naquilo que deseja.
A felicidade é a parte mais fácil de entender dentro da proposta do Ciclo do Querer. A importância dos acontecimentos felizes em sua vida, devem ser relembradas exageradamente, usufruindo da boa energia, para que o Bem atraia mais pessoas, que criarão elos de força positiva que se consolida, fortalece e por fim ajudará você a realizar de maneira extraordinária o que mentalizou.
Já a raiva, ela é boa a depender da intenção. Por exemplo: se você corre e precisa vencer uma maratona ou corrida, coloque raiva naquele movimento e terá energia extra. Se alguém dizer que não consegue realizar algo e sentir raiva por conta dessas palavras que foram ditas e souber concentrar esse sentimento para reverter opiniões contrárias, terá sucesso em realizar.
Portanto, a raiva se assemelha a uma faca. Pode cortar um pão ou machucar alguém. Nesse ponto no Livro Ciclo do Querer, são dados exemplos de como construir ações e frases com raiva para direcionar pensamentos, porque a raiva pode ser usada para que a mente grave: Eu posso controlar meus pensamentos e realizar exatamente o que pensei. Entretanto, esse sentimento libera muito energia. Portanto, deve ser direcionada para o que deseja de forma rápida e consciente, caso contrário, poderá sentir-se cansado.
Saibam que para mentalizar qualquer coisa é necessário utilizar os cinco sentidos humanos de forma extraordinária, captando informação para a mente subconsciente, ativada pelos sentimentos de acordo com o valor que dá aos seus acontecimentos.
Os sentimentos são lembranças duradoras que influenciam diretamente no processo de materialização do seu querer. Com o pensamento imaginativo, fortalecendo o processo criativo, terá sua independência em buscar as respostas certas para as suas dúvidas, capacitando a criar soluções próprias para os problemas. Dessa forma, estará apto a ser eficiente no processo de mentalização.
Quero que saiba: cada neurônio tem uma função no seu cérebro, portanto são independentes. Porém, o conjunto de ações iguais realizadas pelos neurônios individuais incitam determinado comportamento de aprendizado, que são definidos pelos sentimentos. As emoções estabelecem seus pensamentos, pois elas estabelecem padrões comportamentais que influenciarão o seu mundo real.
Dessa forma, saber guardar e captar informações, saber usar seus sentimentos em prol de gerar energia para realizar o que deseja. Essas são as dicas que dou para que possa mentalizar e materializar tudo que deseja e ser o Senhor de seus pensamentos, tornando capaz de criar as soluções que serão necessárias no processo de materialização de seus sonhos. Conheça a metodologia de Controle Mental Ciclo do Querer pelo site: www.ciclodoquerer.com.br.
Autor: Leo leite
12/11/2022