Cuidado com o medo que destrói o seu EU

Você tem desejos, mas como realizar algo se sente medo ?

O medo tem inúmeras razões, mas está ligado a percepção que possui sobre o seu Eu e os outros.

Dessa forma, decorrem duas premissas para entender a formação do medo:

1) O medo está ligado a percepção íntima do seu EU.

A falta de fé em sua capacidade de resolver situações problemas, de evitar o sofrimento, o faz descrente de si, a ponto de gerar sentimentos e emoções que o fazem desistir, parar ou mesmo iniciar algo com o sentimento de que não vai dar certo. Saiba que ao pensar como derrotado será um perdedor ao realizar.

 

2) O medo está ligado a percepção dos outros em relação a você

Ainda se sente inseguro e portanto se apoia na opinião dos outros, e por uma sistema de crenças limitantes, faz a associação mental de que já que fracassou uma vez, fracassará de novo, e conclui que é melhor não tentar.

A sensação de repetir novamente, o possível fracasso, fortalece o medo em ações semelhantes, que criam um hábito mental de que vai dar errado e portanto o pensamento negativo se fortalece pela repetição de pensamentos trágicos.

Posteriormente a ansiedade toma conta, pois na sua cabeça alguém o forçará a repetir a ação, na qual demonstrou medo, e assim sentir-se incapaz de fazer algo o aproxima da síndrome do pânico, da ansiedade e da depressão.

O medo reforça no seu Eu a desistência, o não tentar e o evitar. A tentativa quando feita, sentindo medo, significa o seu fracasso, porque não se pode realizar uma ação de forma plena com medo, que preenche a sua mente com pensamentos negativos.

Como conseguir vencer o medo?

Como acabar com o medo que atrapalha sua evolução, seu sucesso, sua prosperidade?

Sim, a falta fé em você, o faz desacreditar em sua capacidade e o incentiva a dar força na opinião e nos julgamentos dos outros, que fazem sobre seus planos e isso não é bom,  ficando sem o controle de seus pensamentos.

Decida: ou você governa sua vida ou se deixa governar por terceiros ?

As técnicas principais para vencer o medo são três.

  • Tenha o Ego da vitória

Acabe com a humildade na manete de que existe alguém que faz melhor que você. Para o medo acabar tenha o ego elevado, seja narcisista da sua confiança, dos seus projetos e dos seus sonhos. Saiba que é capaz de fazer qualquer coisa, basta ir atrás do conhecimento e usá-lo com sabedoria. Olhe no espelho e diga: Eu sou o cara, o melhor !

  • Conheça os seus gatilhos

Todo e qualquer medo tem uma causa. Conheça a fundo as causas do seu medo ao descrevê-las em um caderno, sempre que o medo dá um “start”, um começo. Nesse momento, começa a assumir a responsabilidade de buscar a sua evolução humana de ser excelente naquilo que se propõe a fazer e consequentemente saberá as respostas de como acabar com esse medo.

Não há fórmulas prontas nessa fase e o sucesso vai depender de sua capacidade de ser curioso, observador das causas de suas angústias, e mais ainda, saber transformar estas informações em sabedoria, ao conseguir estabelecer como se processa a relação da causa e da consequência do seu medo e assim, poderá de fato, interromper esse ciclo vicioso ao não dar poder ao seu medo.

  • Lute com o medo

Para recuperar o controle mental você precisará lutar contra seu medo, por meio do pensamento positivo, ao dizer e pensar a todo momento: eu sou o senhor do meu pensamento.

Saiba que a mente guarda de forma permanente os traumas ( no caso o medo ), que serão resgatados pela sua lembrança ao associar os acontecimentos que vivencia com suas crenças limitantes de que não consegue.

Por isso, quando o pensamento negativo surgir ( o medo), seja implacável com ele e lute, criando pensamentos positivos para combatê-lo, fazendo o esfriar e esquentando a sua coragem.

Ser corajoso é mostrar que sua fé, em seus talentos, criam pensamentos bons, age com energia, produzem os frutos do sucesso, da prosperidade e da abundância, que o medo havia tirado de você.

A vitória é certa, porque o juiz do seu pensamento é você e, portanto, pode expulsar o medo do campo dos seus pensamentos.

 

O medo ri da sua cara o tempo todo, porque ele almeja o seu fracasso como ser humano, que não consegue evoluir e ser excelente naquilo que desejou ser.

Já a coragem, ela sim, é muito mais poderosa que o medo, porque quando se adquire a fé em você não há medo que possa resistir ao seu poder.

A coragem tem como resultado o fortalecimento do amor do ser humano com Deus.

Quando temos coragem acreditamos que Deus age dentro de nós e isso, por si só, é suficiente para unir a fé que age dentro do seu Eu com a fé que possui em Deus, tornando-se forte na fé realizável e transformadora do seu Eu que se sente capaz de destruir todo e qualquer medo que o limita a evoluir.

 

Autor: Leo Leite do Ciclo do Querer

14-05-2023